TER ANIMAIS SILVESTRES EM CATIVEIRO SEM AUTORIZAÇÂO AMBIENTAL É CRIME

A Prefeitura Municipal de Quatis através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ressalta que é crime ambiental a criação de Animais Silvestres em cativeiro sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes em todo território nacional. Assim também como: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar, impedir a procriação, modificar, danificar ou destruir ninho, abrigo ou criadouro natural, vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, manter em cativeiro ou depósito, utilizar ou transportar ovos e larvas de animais silvestres.
E mesmo que você queira criar de maneira legal estes animais é importante pensar:
– tenho espaço adequado?
– tenho tempo para os tratos diários?
– tenho condição financeira para alimentação e cuidados veterinários?
– quando me ausentar, quem cuidará?
Alguns animais como as maritacas da foto podem viver por mais de 50 anos e com o tempo passam a necessitar de mais atenção, algumas pessoas não podem mais oferecer esses cuidados e os abandonam, caso desses dois fofos psitacídeos aí em cima.
Seja um cidadão consciente, não adote se não puder e não abandone seus bichinhos.
Vale lembrar que a entrega dos animais de maneira voluntária não é penalizada pela Lei e pode ser realizada em Centros de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, os mais próximos ficam em Seropédica –RJ e em Lorena – SP.
E se você encontrar um animal silvestre não interaja, apenas observe sua beleza e liberdade. Se o animal estiver ferido ou dentro de sua residência, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Quatis pelo telefone (24)3353-2918 ramal 1027, ou com o Grupamento Ambiental pelo telefone (24)998569129.