SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO – SETEMBRO AMARELO

O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio. A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Departamento de Saúde Mental, preparou uma programação, visando mobilizar a população para conscientização sobre o assunto, discutir sobre como identificar sinais da ideação suicida, além de informar como ajudar e buscar apoio.

Com o tema, ‘Conectado com você em favor da vida’, a ideia é reunir todos em prol do bem maior, que é a vida. O diálogo e a compreensão, são essenciais. 

Confira a programação do Setembro Amarelo:

13 de setembro – A equipe do Departamento de Saúde Mental, terá um diálogo com a Equipe de Atenção Básica (enfermagem e agentes comunitários de saúde) sobre a importância de uma escuta qualificada, orientar sobre sinais de ideação suicida e orientar como ajudar e buscar apoio.

14 de setembro – Às 14 horas uma equipe estará na Praça Teixeira Brandão, no Centro, divulgando serviços oferecidos da Prefeitura relacionados com o tema, para dar visibilidade a causa e para instruir a população a como ter acesso e procurar ajuda.

Às 16 horas terá uma Live com o psicólogo Elias Sampaio, com o tema: Prevenção ao Suicídio na População LGBTQIAP+, pela plataforma Meet através do link: https://meet.google.com/sux-xssv-ipq.

15 de setembro – Às 14h terá uma Roda de Conversa com Maria Janette Arévalo Piérola. (Educadora social, atuante na rede de Saúde Mental em Centro de Atenção Social de Média e Alta Complexidade. Responsável pela oficina terapêutica nos leitos de Saúde Mental, Urgência e Emergência desde agosto 2017 em Volta Redonda), no auditório da prefeitura de Quatis.

16 de setembro – Às 14 horas –  Tarde Terapêutica com atividades psicoterapêuticas de “Valorização da Vida”, com as psicólogas da Saúde Mental Andréia Ditz e Lidiane Brasil.  Podendo vir por demanda espontânea ou através de encaminhamentos no CAPS – Nilton da Silva Emiliano.

17 de setembro –  Às 12h – Live com os profissionais do Studio Golfinhos, sobre a importância de atividade física, pela plataforma Meet através do link: https://meet.google.com/jaz-gyzs-puo.

Às 15h – Live com Talissa Monteiro, sobre o Tema: eco-ansiedade e as alterações internas por conta das transformações do planeta, pela plataforma Meet através do link: https://meet.google.com/ott-vfjv-svj.

“Assumir que NÃO está bem é um ato de CORAGEM”.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.