A entrega dos resultados de exames para a testagem do Covid-19 realizados pelo Laboratório Central do Rio de Janeiro (Lacen-RJ) vem sofrendo atrasos nos últimos dias. Segundo informações obtidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Quatis junto ao laboratório, devido `a problemas de ordem técnica, o Lacen terceirizou o serviço, contratando uma empresa para realizar a análise do material que é enviado pelos municípios de todo o estado.
De acordo com a secretaria, a demora na entrega dos resultados teve início no último dia 3 de setembro. Antes desta data, o Lacen levava em média três dias para entregar o resultado. Atualmente, existe material enviado no dia 5 de setembro que ainda aguarda o resultado.
Em Quatis, o procedimento para testagem do Covid-19 começa no Hospital São Lucas com a coleta do material no paciente. Esse material é encaminhado de carro até o Lacen, no Rio de Janeiro. Depois de pronto, cada município recebe o resultado dos exames de seus pacientes por e-mail, enviado pelo laboratório.
Com a terceirização do serviço, o Lacen agora recebe o material dos municípios e repassa para a empresa contratada. Após realizar a testagem, o resultado é entregue ao Laboratório Central, que assim, envia por e-mail para as secretarias. Seria essa logística entre o Lacen e a empresa o motivo para a morosidade na comunicação dos resultados.
Segundo o secretário de Saúde de Quatis, Wendel Monteiro, o Lacen vem buscando formas de tornar mais rápido esse processo para que o tempo de resposta dos resultados dos exames seja menor.
– Todo resultado que chega, a equipe da secretaria entra em contato com o paciente para informar o resultado. Nós da Secretaria de Saúde de Quatis e o próprio Lacen entendemos a aflição de quem está aguardando pelo resultado do seu exame. De nossa parte, garantimos que assim que ele for encaminhado ao município, daremos total agilidade na comunicação aos interessados – garantiu o secretário.