SAÚDE: PREFEITURA DISPONIBILIZA NOVA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA PARA USUÁRIOS DO PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL

A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza nova residência terapêutica para público-alvo do Programa de Saúde Mental no município. Atualmente, o serviço atende a necessidade de 7 usuários. A medida visa garantir qualidade de vida aos atendidos através de um espaço mais adequado à moradia e ao suporte interdisciplinar. O novo espaço da Residência Terapêutica agora fica na rua Coronel Alfredo Soares de Oliveira, nº 130, no Centro, em frente a praça Doutor Teixeira Brandão.

“O aluguel de um novo espaço para o Serviço Residencial Terapêutico é uma conquista no processo de reabilitação psicossocial dos usuários. Quatis é uma cidade marcada pela institucionalização psiquiátrica e hoje estamos dando mais um passo, concreto e simbólico, na reintegração destas pessoas à comunidade” – comenta o Secretário de Saúde, Lucas Silva.

Com este serviço, a Prefeitura está garantindo a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais tanto para aqueles que são egressos de internação psiquiátrica quanto para pessoas acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em situações específicas no problema de moradia.

“Dar dignidade aos nossos amigos da Residência Terapêutica é mostrar compromisso com quem precisa de um atendimento especial. A troca do espaço é para dar mais conforto e humanidade para os nossos usuários.” – expressa o prefeito Aluísio d’Elias.

Para maiores informações sobre o Programa de Saúde Mental, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone 3353-2624 ou pelo e-mail saude@quatis.rj.gov.br.