SAÚDE E EDUCAÇÃO: PREFEITURA VAI IMPLEMENTAR O PROGRAMA “PARA TE OUVIR E VER MELHOR” NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Prefeitura Municipal de Quatis, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará início ao mais novo projeto nas escolas da rede municipal de ensino. O programa “Para Te Ouvir e Ver Melhor” será implementado como um programa de triagem auditiva nas escolas municipais de Quatis, atendendo as turmas do 1º, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto foi idealizado pelo prefeito municipal Aluísio d’Elias, através da Lei 1027 de 2018, durante seu cargo como vereador municipal. O novo programa visa assegurar a integridade da base fisiológica da audição fundamental para a aprendizagem escolar e o desenvolvimento de linguagem, bem como diagnosticar perdas auditivas de diversas formas, desenvolver um controle auditivo do aluno e evitando problemas na aprendizagem escolar. Durante o período letivo, os estudantes vão receber uma avaliação auditiva, por meio do teste de emissão otoacústica, um exame simples e rápido que permite analisar a integridade auditiva.

“A audição é um dos sentidos primordiais para a comunicação humana. É por meio da audição que a fala e a linguagem oral são desenvolvidas, e são fundamentais para a inserção na sociedade que utiliza a comunicação oral predominantemente.” – destaca o prefeito Aluísio.  De acordo com o chefe do Executivo, outro projeto também está em andamento, em breve, as escolas também vão receber triagem oftalmológica.

A triagem auditiva tem também um perfil integral e está ligado à questão que envolve o aluno, os responsáveis, a equipe pedagógica escolar e o profissional de saúde, com o olhar voltado para o bem estar da criança em sala de aula e no convívio diário.

“Um programa de triagem auditiva nas escolas tem a sua importância devido ao grande impacto da perda auditiva no desenvolvimento da fala e da linguagem, e podem também acarretar em aspectos emocionais e sociais do desenvolvimento” – comenta a secretária de Educação, Ivone Bento.

“Problemas na aprendizagem, na fala e na escrita que ocorrem em sala de aula, podem ser muitas vezes decorrentes de pequenas alterações auditivas, que poderiam ser diagnosticadas com o Programa de Triagem Auditiva.” – explica a secretária de Saúde, Cláudia Xavier.

O Programa Para Te Ver e Ouvir Melhor entra em ação nesta quinta-feira, 19 de maio e, ao todo, vai atender mais de 500 estudantes das escolas do município que vão receber o programa.

Conferir o cronograma com os dias que cada escola vai receber o programa na imagem acima.