SAÚDE E EDUCAÇÃO – CONCLUÍDA A PRIMEIRA FASE DO PROGRAMA ‘PARA TE OUVIR E VER MELHOR’

A Prefeitura de Quatis, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou triagem auditiva em mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino. Com isto, a Prefeitura conclui a primeira etapa de implantação do Programa “Para Te Ouvir e Ver Melhor”, anunciada em maio deste ano.

O projeto foi idealizado pelo prefeito municipal Aluísio d’Elias, através da Lei 1027 de 2018, durante seu mandato como vereador municipal. O novo programa visa assegurar a integridade da base fisiológica da audição, fundamental para a aprendizagem escolar e o desenvolvimento de linguagem, bem como diagnosticar perdas auditivas de diversas formas, desenvolver um controle auditivo do aluno e evitando problemas na aprendizagem escolar.

“Nesta primeira fase, o serviço de fonoaudiologia prestado pela servidora Cristiane Caruso (CRF 8699) realizou a triagem auditiva em 419 alunos, onde foi possível identificar 57 estudantes com alteração auditiva. Nas próximas semanas estaremos viabilizando todos os serviços necessários para o tratamento clínico destas crianças, em parceria com a Secretaria de Educação.” – explica o secretário de Saúde, Lucas Silva.

A triagem auditiva foi realizada em alunos do 1º, 6º e 9º anos, distribuídos em 8 escolas da rede. Para a realização da triagem auditiva foi utilizado o aparelho de emissão otoacústica, conhecido como o “teste da orelhinha”. Este é um exame simples e rápido que permite analisar a integridade coclear.

“”A triagem auditiva no âmbito educacional é de grande importância,  pois ajudará na detecção de alterações auditivas uma vez que essa perda influência na capacidade de assimilação tanto para ler quanto escrever, bem como na sua relação social”. –  comenta a secretária de Educação, Ivone Bento.

Em breve o Programa será contemplado com a segunda fase, de avaliação oftalmológica dos alunos. “A busca do melhor atendimento dos nossos alunos é constante. Meu pensamento quando elaborei o projeto foi antecipar e atender as crianças e adolescentes com possíveis problemas auditivos e oftalmológicos, que podem acarretar em dificuldades de aprendizado. Sempre buscaremos o desenvolvimento integral de nossos educandos. – disse o prefeito Aluísio d’Elias.

Para maiores informações os interessados poderão entrar em contato com a Prefeitura de Quatis, através do telefone (24) 3353-2918 ou através do Site Oficial sob o endereço https://quatis.rj.gov.br.