SAÚDE E A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA

Vamos falar um pouquinho sobre a educação sexual na adolescência?

Apesar de ser um assunto polêmico e ainda visto como um tabu na sociedade, a educação sexual é um tema que precisa ser debatido e levado à sério. Pensando nisso, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem conscientizar sobre a prevenção da gravidez na adolescência, em celebração à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Uma das formas mais eficazes de contribuir com esta prevenção é por meio de uma educação sexual integrada e compreensiva, que visa sempre a promoção do bem-estar de jovens e adolescentes.

A importância do comportamento sexual responsável envolve todos os níveis da sociedade, como: família, instituições e políticas públicas. Precisamos agir sempre em respeito ao próximo e em defesa da equidade e da igualdade, justamente para sermos capazes de proteger uma gravidez inoportuna, de prevenir infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como o vírus do HIV, e de lutar contra a violência sexual incestuosa, dentre outras formas de violência e abusos.

Confira a seguir nas imagens algumas dicas, recomendações e mais informações sobre esta importante causa: