Saúde de Quatis consolida avanço e aumenta pontuação no IGMA

A cidade de Quatis vem demonstrando avanço contínuo na área da saúde, saindo de um cenário considerado crítico e iniciando uma nova jornada de desenvolvimento em saúde. O município alcançou a pontuação de 51,87 pontos no Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) de 2024, no eixo temático de Saúde e Bem-Estar.

Com este resultado, Quatis que já vinha em uma escala de evolução, saído dos 36 pontos em 2022, ultrapassa a marca de 50 pontos na última avaliação, alcançando a segunda colocação entre os municípios da Região das Agulhas Negras, ficando atrás apenas de Porto Real. 

Segundo o secretário municipal de saúde, Lucas Silva, este resultado foi possível graças à adoção de uma estratégia de gestão orientada por indicadores, por meio de ações como a realização do planejamento estratégico com a equipe técnica de Saúde, realização de concurso público, otimização de recursos próprios, elaboração e cumprimento dos instrumentos obrigatórios do SUS, atuação do Conselho Municipal de Saúde e fortalecimento da infraestrutura física, logística de abastecimento e fornecimento contínuo de insumos e equipamentos.
O IGMA é uma ferramenta de avaliação desenvolvida pelo Instituto Áquila em parceria com a Rede Bandeirantes, e o pilar da Saúde e Bem-Estar contempla os indicadores: cobertura da atenção primária, cobertura vacinal, desnutrição infantil, expectativa de vida ao nascer, gasto por habitante em saúde por expectativa de vida, leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes, morbidade hospitalar SUS, mortalidade por mil habitantes, profissionais da saúde (SUS) por mil habitantes, taxa de mortalidade infantil e óbitos por causas evitáveis. Mais informações sobre a metodologia e indicadores estão disponíveis na plataforma pública: https://igma.aquila.com.br.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.