REFLORESTAMENTO NO MUNICÍPIO DE QUATIS

O município de Quatis vem sendo reflorestado desde 2015, quando foi implantado um projeto para recuperar uma área degradada, localizado na Zona Especial de Negócios (ZEN). Em 2019, 2021 e 2022 foram implantados mais três reflorestamentos, no Distrito de Ribeirão de São Joaquim, por meio de projetos de restauração florestal, aprovados pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), atendendo a legislação ambiental e acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA). Segundo a equipe, no ano passado, mais dois projetos de restauração foram enviados ao INEA e estão em análise.

Até o momento, foram plantadas nos reflorestamentos aproximadamente 2.500 mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica. Atualmente, estas áreas estão na fase de manutenção e monitoramento, recebendo limpezas frequentes, com roçadas e coroamento das mudas, adubação, replantio de mudas mortas e controle de formigas cortadeiras, sendo fornecidos relatórios de monitoramento anual ao INEA, com o objetivo de gerar a diversidade da regeneração natural, redução de gramíneas, cobertura de copa e altura.

Caso presencie queimadas ou rompimento de cercas e presença de animais (bovinos e equinos) denuncie, entrando em contato com a SMSA pelo telefone 3353-2918, ramal 1027 ou com o Grupamento Ambiental, (24) 99826-1867.