O município de Quatis (RJ) conquistou um grande feito na área da educação. A cidade superou a meta de alfabetização de crianças na idade certa, estipulada pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 60,5% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Quatis estão alfabetizadas na idade prevista pelo nível de ensino. O resultado ultrapassa a meta do MEC, que é de 54%, e deixa o município acima da média nacional, que é de 59,2%. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada, que avalia o percentual de crianças alfabetizadas no final do 2º ano do Ensino Fundamental em todo o Brasil. O índice foi divulgado pelo MEC no último dia 11 de julho.
O indicador é elaborado com base nas avaliações conduzidas pelos estados e municípios, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A iniciativa busca fortalecer a alfabetização em regime de colaboração entre União, Estados e Municípios. Os dados são publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em Quatis, os alunos da rede pública municipal vêm sendo avaliados desde 2023, em disciplinas como Língua Portuguesa, Leitura, Escrita e Matemática. No primeiro ano de aplicação, o índice foi de 48,9%, segundo a SME. Já em 2024, esse índice saltou para 60,5%, número que marca mais um passo no fortalecimento da alfabetização e ensino na cidade. “Essa conquista é resultado do trabalho coletivo das escolas, do empenho dos professores, do apoio das equipes pedagógicas e da parceria com as famílias. Um verdadeiro esforço conjunto em prol da alfabetização e do futuro das nossas crianças. Estamos muito contentes e admirados com essa notícia incrível para Quatis. Seguimos avançando por mais.” – comenta a vice-prefeita e secretária de Educação de Quatis, Ivone Bento.