Aconteceu, nesta segunda-feira (18), o Encontro de Gestores Municipais da Política de Assistência Social e Direitos Humanos da Região do Médio Paraíba. Nesta edição, Quatis foi o município que sediou o evento, no Hotel Fazenda Lagos do Vale. O encontro tem como objetivo discutir e pautar questões relativas à política de assistência social na região do Médio Paraíba que, além de Quatis, engloba outras dez cidades como Rio das Flores, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Piraí, Barra Mansa, Rio Claro, Pinheiral, Porto Real e Resende.
O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, como o prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias; e o secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Também participaram do evento a subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Aline Forasteiro; a representante da Secretaria de Estado da Mulher, Patrícia Teixeira; o Superintendente de Políticas Públicas LGBTI do Estado do Rio, Ernane Pereira; o coordenador do Centro de Cidadania LGBTI das Agulhas Negras, Sandro Pinheiro; além da superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Letícia Guimarães.
A PAUTA
O Encontro de Gestores Municipais da Política de Assistência Social e Direitos Humanos reúne uma série de trabalhos, planejamentos e metas relacionados à política de assistência social da região Médio Paraíba, que são discutidos ao longo do encontro. Nesta edição, em Quatis, foi realizada uma mesa de trabalho, que consistiu em apresentar e dialogar sobre a Conferência Regional LGBTI, como prazos, organização e local do evento. Também foram discutidos sobre a regionalização dos serviços de média e alta complexidade, como a LPI, mulheres e crianças vítimas de violência e residência inclusiva.
Durante as reuniões, também foram articuladas a política pública para mulheres no Médio Paraíba, além de pautas envolvendo o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio (COEGEMAS/RJ) e o CONGEMAS, órgão de abrangência nacional.