O município de Quatis recebeu na última sexta-feira (8) a Oficina de Planejamento para a Construção do Plano de Ação da Rede de Atenção Psicossocial da Região do Médio Paraíba para o quadriênio de 2023 a 2026, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O evento aconteceu das 9 às 17 horas, no Clube Náutico Quatiense. A proposta do evento foi debater melhorias e planejamentos sobre tudo que envolve a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como leitos de saúde mental, atenção à crise, Atenção Primária de Saúde, formação e qualificação profissional, recursos humanos, cuidado com álcool e outras drogas e entre diversas pautas. 

 

“É importante ressaltar que é um momento fundamental  para as RAPS de cada município e da região onde pensamos, discutimos e tiramos propostas para os próximos 4 anos. Essas propostas serão avaliadas pelos secretários e pactuadas pela Comissão Intergestores Regional (CIR) e pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e enviadas para o Ministério da Saúde.” – afirma a diretora do Departamento de Saúde Mental de Quatis, Karla Verri. 

 

Durante o evento, além da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Quatis, estiveram presentes o prefeito Aluísio d’Elias, a secretária municipal de Saúde, Cláudia Xavier; o presidente da Câmara Municipal de Quatis, William Carvalho; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Darci da Silva; a articuladora do Grupo Condutor da RAPS da Região Médio Paraíba, Fátima Souza; a secretária executiva da CIR MP, Sônia Regina de Paula; e a coordenadora de Atenção Psicossocial da SES/RJ, Artemis Serra. Além dos representantes do Setor de Atenção à Saúde Mental de outros municípios.

Comentários do Facebook

Comments are closed.