QUATIS RECEBE ENCERRAMENTO DA 1ª SEMANA DO ORGULHO LGBTI+ DO MÉDIO PARAÍBA

O município de Quatis recebeu na quinta-feira (30) o encerramento da 1ª Semana do Orgulho LGBTI+ do Médio Paraíba. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal, foi uma parceria entre o equipamento do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia do Governo do Estado e foi realizado durante três dias em cidades da região, sendo Resende, Volta Redonda e, por fim, em Quatis. Durante o evento, foram debatidas pautas sobre políticas públicas, como o movimento LGBTQIA+, além de atividades culturais promovidas por movimentos sociais presentes na cerimônia de encerramento do evento, além, também, de diversos debates e apresentações sobre futuros projetos sociais, como instituições de acolhimento para a comunidade LGBTI+.

Segundo os representantes do Centro de Cidadania LGBTI+ do Médio Paraíba, o evento teve seu encerramento na cidade de Quatis, pois o município foi o primeiro a qualificar seus servidores municipais junto ao Programa Estadual Rio sem LGBTIfobia, que na época ainda levava o nome de Rio sem Homofobia, e distribuía vagas para a região, ganhando o nome de “Cidade Educadora”. Ainda de acordo com a equipe, a expectativa do Centro de Cidadania LGBTI do Médio Paraíba é que se forme um grupo de trabalho que garanta outras edições da Semana do Orgulho, agora em parceria com o Centro de Cidadania das Agulhas Negras, envolvendo cada vez mais municípios.

O evento foi aberto ao público, com participação do prefeito municipal, Aluísio d’Elias; o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Paulo Vitor da Silva, o Vitinho; o Presidente da Câmara Municipal, William Carvalho; a Subsecretária Estadual de Direitos Humanos, Alessandra Werner; a Superintendência Estadual LGBTI, Ernane Alexandre; o Conselho Estadual LGBTI, Maria Eduarda Aguiar e Denise Taynah; o professor Sérgio Carrara (UERJ), Almir França (EcoModa); a Coordenadoria de Diversidade Sexual de Mesquita, Paulinha Única; e os coordenadores dos Centros de Cidadania LGBTI Baixada I (Caxias) e Baixada Litorânea I e II, Sharlene Rosa e Théo Silveira, entre representantes de outros municípios vizinhos.