QUATIS PARTICIPA DO FÓRUM REGIONAL DO TURISMO FLUMINENSE EDIÇÃO AGULHAS NEGRAS

O município de Quatis participou ontem, dia 27, do Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Agulhas Negras, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a TurisRio, em parceria com a Prefeitura de Itatiaia. O evento aconteceu no Catre Convenções, na Casa das Pedras, em Penedo, no município de Itatiaia, e contou com diversas exposições de artesanato, cultura e gastronomia de artistas e expositores dos quatro municípios que fazem parte da região das Agulhas Negras, são eles: Itatiaia, Resende, Quatis e Porto Real. O intuito do evento foi proporcionar a exposição do turismo regional, visando a valorização e o desenvolvimento do turismo da região, além de apresentar um pouco do ramo turístico de cada município, e ainda destacar a retomada das atividades turísticas pós período pandêmico. 

 

Participaram do Fórum, autoridades e representantes municipais e estaduais, como o deputado estadual e ex-secretário de Turismo do Estado do Rio, Gustavo Tutuca. Durante o evento, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica de fomento ao artesanato da região sul fluminense e a Carta de Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, assinado também pelo prefeito municipal, Aluísio d’Elias, junto com o prefeito da cidade anfitriã do evento, Irineu Nogueira, do secretário de Turismo do Estado do RJ, Sávio Neves, e demais representantes dos outros municípios. A proposta do programa é implementar políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis. 

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Quatis, Leandro Sant’Anna, e o diretor do Departamento de Turismo, Thiago Salles, também estiveram presentes durante todo o evento, que teve quase o dia inteiro de duração, e acompanharam as exposições junto com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET). 

 

“Os Fóruns Regionais e todos os eventos realizados, como a Expo Turismo, são de grande importância para a divulgação do Turismo, principalmente pela visão acertada de explorar mais o interior do estado. Estamos levando nosso município para fora dos muros, nosso artesanato, nossos artistas, nosso setor gastronômico artesanal sendo divulgado ao máximo. Além disso, não posso deixar de citar nossos esforços para divulgar em parcerias nossa Trade Turística.”, comenta o secretário municipal, Leandro Sant’Anna. Leandro ainda ressalta sobre a importância da retomada do turismo pós pandemia: “Lembramos bem o quanto o setor hoteleiro, como todos no turismo e na cultura sofreram muito com a pandemia, vamos trabalhar dia e noite para atrair o turista para dentro de nossa cidade, pois turismo gera emprego e renda.”, finaliza. 

 

“Parabenizo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro pela bela oportunidade de destacar o turismo da nossa região em um evento tão importante para o setor. Quero agradecer também a Prefeitura de Itatiaia por sediar o Fórum nesta edição. O município de Quatis tem um grande potencial no turismo e vamos trabalhar muito para contribuir com o desenvolvimento do turismo do município e da região das Agulhas Negras.”, comenta e agradece o prefeito municipal, Aluísio d’Elias. 

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.