QUATIS PARTICIPA DO 23º ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS

Após participar do 23º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (CONGEMAS) da região Sudeste, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, desta vez, o município de Quatis marcou presença na 23ª edição do Encontro Nacional do CONGEMAS que aconteceu na última semana em Olinda (PE). A cidade foi representada pelo secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo.

O evento teve como tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”. A ocasião contou com várias oficinas e conferências trazendo temáticas sobre os desafios atuais, que incluem questões como proteção social, além de serviços e ações na garantia de direitos.

Durante o evento, foi realizada a Assembléia Geral do CONGEMAS, que elegeu a nova diretoria para o biênio 2024 a 2026. Representando o município de Quatis, o secretário Hélio entrou para a nova diretoria nacional do Colegiado, com a função de ser articulador dos municípios dos chamados Pequeno Porte 1, que são as cidades com até 20 mil habitantes do Brasil. Quem também marcou presença no encontro foi o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

“É muito importante o retorno de Quatis a esses espaços. A política de assistência social é pactuada nestes colegiados e assume este lugar e busca formas de efetivar a assistência social a cada dia em nosso município. Certamente Quatis está contribuindo com a reconstrução do SUAS de forma efetiva. Isso nos permite ir buscando espaço para fala e decisões.” – comenta Hélio.