Quatis inicia Supervisão Institucional em Saúde Mental após conquistar 1º lugar em seleção da Fiocruz

O município de Quatis deu início às atividades de Supervisão Institucional na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), consolidando mais um avanço na política pública de saúde mental da cidade. A iniciativa ocorre após o município conquistar o 1º lugar no ranking de classificação entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro na Chamada Pública nº 01/2025, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. Na última segunda-feira (5), a Dra. Leiliana dos Santos se apresentou oficialmente ao município para dar início às atividades junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e aos demais pontos que integram a rede de Saúde Mental.

A especialista comandará à supervisão institucional dentro da área, após o destaque alcançado por Quatis. O resultado do município foi obtido a partir da excelência técnica do Projeto de Supervisão Clínico-Institucional apresentado, aliada à análise curricular da supervisora indicada, que obteve pontuação máxima no processo seletivo. O resultado reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos serviços e o fortalecimento do cuidado em saúde mental.

Após a homologação do resultado final e a conclusão dos trâmites administrativos junto à Fiocruz, a Comissão da Chamada Pública autorizou, ainda no final de 2025, o início da atuação da Supervisão Institucional no território municipal. A nova supervisora foi recebida pelo secretário de Saúde, Lucas Silva; pelo subsecretário de Saúde, Hugo Rigotti; pela diretora de Saúde Mental, Adriana de Souza; e pelo técnico de Planejamento, Juzenes da Silva, durante reunião de alinhamento e apresentação.

Com ampla trajetória acadêmica e profissional na área de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Leiliana possui experiência em CAPS, processos de desinstitucionalização, residências terapêuticas, educação permanente, preceptoria multiprofissional e supervisão clínico-institucional — fatores determinantes para o desempenho de destaque na seleção.

O trabalho a ser desenvolvido em Quatis seguirá as diretrizes do Projeto de Supervisão Clínico-Institucional, com foco na qualificação das equipes, no apoio técnico-clínico e institucional, na integração da Rede de Atenção Psicossocial, na discussão de casos, no fortalecimento do Projeto Terapêutico Singular (PTS) e também na consolidação da educação permanente em saúde mental.

“A conquista do primeiro lugar na Chamada Pública e o início das atividades de supervisão representam um marco importante e crucial no fortalecimento da política de saúde mental do município, reafirmando o compromisso da gestão com um cuidado humanizado, qualificado e integrado à rede de serviços.” – comenta o secretário de Saúde, Lucas Silva.

Galeria de Fotos