QUATIS GANHA CENTRO DE CIDADANIA LGBTI+

Na tarde desta quarta-feira (29) a Prefeitura Municipal de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou o mais novo Centro de Cidadania LGBTI no município, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Programa Rio Sem LGBTIfobia do Governo do Estado. A cidade é a primeira da região das Agulhas Negras e a 18ª do estado do Rio de Janeiro a adotar o equipamento que tem o objetivo de ofertar atendimentos jurídico, social e psicológico, além de funcionar como mobilizador em políticas públicas de combate à homofobia, a transfobia e de promoção da cidadania LGBTI+. 

 

“Este grande feito de implementar um Centro de Cidadania LGBTI+ em Quatis vai proporcionar também, não só o atendimento específico e a oferta de serviços do núcleo, como também vai gerar oportunidades de emprego aos moradores da cidade, além de servir como referência na região para atender as cidades vizinhas” – comenta o vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Quatis, Paulo Vitor da Silva, o Vitinho. 

 

O Centro de Cidadania LGBTI+ fica localizado na antiga Prefeitura de Quatis, na Rua Faustino Pinheiro, no Centro, onde aconteceu a cerimônia de inauguração. O novo equipamento levará o nome de Rosaine Pereira da Silva, que era assistente social e lutava pelos direitos de minorias, como o movimento LGBTQIA+. 

 

Durante a cerimônia, estiveram presentes o prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, o vice-prefeito e secretário, Vitinho; o presidente da Câmara Municipal de Quatis, William Carvalho; o vereador Fernando Maninho, a atual e ex-subsecretária de estado de Direitos Humanos, Alessandra Paim e Luciana Calaça; a coordenadora do Programa Rio Sem Homofobia, Sharlene Rosa, e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Hélio Batista. Também marcaram presença no evento, a superintendente Jovita Belfort e a coordenadora de Superintendência de Pessoas Desaparecidas e Documentação Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Susam Azevedo. A inauguração também contou com a participação do secretariado municipal, servidores públicos e munícipes que lutam pela causa. 

 

“Parabenizo o secretário e vice-prefeito Vitinho e toda a equipe da Secretaria de Assistência Social pelo empenho e agradeço também ao governo do Estado pela disponibilidade em atender o interior fluminense, em especial a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Esta pauta faz parte de nossa gestão e seguimos trabalhando juntos para a garantia dos direitos de todos.” – expressa o prefeito Aluísio, que também frisou trabalhar e buscar parcerias em outras políticas públicas e em outros setores.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.