QUATIS E SUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UC’S)

As Unidades de Conservação (UC’s) são áreas naturais com grande relevância para o município e país, sendo protegidas por lei (SNUC, Lei n° 9.985/2000). O seu objetivo é garantir a preservação da biodiversidade, favorecendo um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

As UC’s são divididas em dois grupos, as de Proteção Integral, que consiste em áreas que não podem ser habitadas pelo homem, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, como por exemplo, atividades de pesquisa científica e turismo ecológico. Já as Unidades de Uso Sustentável admitem a presença de moradores, e visam compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de uma parcela dos seus recursos naturais.

O município de Quatis possui atualmente quatro Unidades de Conservação, três de Proteção Integral e uma de Uso Sustentável. Todas elas são monitoradas e fiscalizadas pela Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente juntamente com o Grupamento Ambiental.

Durante os próximos dias iremos divulgar informações sobre as UC’s municipais. Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente, de 08:00 às 17:00, pelo telefone: (24) 3353-29-18, ramal 1027 ou com a Guarda Municipal Ambiental: (24) 99856-9129.