QUATIS É CLASSIFICADO EM EDITAL DO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS DO MJSP; MUNICÍPIO É O ÚNICO DO SUL FLUMINENSE HABILITADO

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou recentemente as cidades classificadas em seu Edital de adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas. Trata-se de um repasse de recursos pelo governo federal para fortalecer a Guarda Civil Municipal das cidades do Brasil. De acordo com o Edital, o município de Quatis ficou entre os 132 municípios brasileiros habilitados e entre as 12 cidades de todo o estado do Rio de Janeiro, sendo o único município da região sul fluminense classificado para o programa.

O Programa Nacional de Segurança nas Escolas tem como finalidade reduzir a
incidência de violências e crimes contra as escolas, por meio do fortalecimento de capacidades institucionais e do aparelhamento das instituições de segurança pública. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Urbana (SMOU), a proposta irá pleitear recursos para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Quatis em um importe no valor de R$813.091,10.

Ainda segundo a SMOU, entre os recursos que serão repassados incluem: computadores, nobreaks, motocicletas, uma camionete 4×4 e um trailer. Os investimentos serão destinados à Patrulha Escolar, como método de desenvolvimento da segurança nas unidades educacionais, também proposta no edital do MJSP.

O secretário de Ordem Urbana, Mateus Ponciano, destacou o esforço da equipe na solicitação dos recursos, visando dar mais garantia para Quatis. “Agora estamos aguardando os novos trâmites para prosseguirmos com a nossa solicitação, mas já é um grande feito para nós enquanto gestores e para a população, pois sabemos que estamos no caminho certo. E com empenho e dedicação, logo iremos comemorar mais esta conquista” – comenta.