QUATIS CELEBRA 1º ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE CIDADANIA LGBTI DAS AGULHAS NEGRAS

Em comemoração ao 1º ano do Centro de Cidadania LGBTI (CCLGBTI) da região das Agulhas Negras, aconteceu na última sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Quatis, o encontro “Construindo Diálogos, Possibilitando Caminhos”. O evento também fez parte da data comemorativa do Orgulho LGBTQIA +, celebrado no último dia 28, data que também celebra todo o mês de junho como o “Mês do Orgulho”.

A ocasião contou com a participação do secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo, de secretários municipais, vereadores e representantes de movimentos sociais da abrangência do CCLGBTI+ da região das Agulhas Negras, sendo Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia. O Centro de Cidadania LGBTI, que é uma iniciativa do governo do Estado, por meio do Programa Rio Sem LGBTIfobia, foi inaugurado no município no dia 29 de junho do ano passado e, há 1 ano, vem realizando serviços de assistência social, atendimentos e garantia de direitos à toda a comunidade LGBTQIAPN+ da cidade e região.

“Este Centro faz parte de um programa de 13 anos de existência, que trabalha com a educação, saúde, segurança, assistência social e direitos humanos nos municípios. Aqui é um espaço para pensarmos maneiras para vencermos e combatermos a LGBTfobia” – afirma o Coordenador do Programa Rio Sem LGBTIfobia, Ernane Pereira, que também esteve presente no evento. “Sou grato por fazer parte da história, da implementação desta política nesta região do sul fluminense” – finaliza.

Durante o evento, foi apresentado e discutido as políticas públicas do Centro e apresentações de usuários que relataram como é ser atendido pelos serviços da unidade. “O trabalho conjunto do Centro de Cidadania junto da equipe do CRAS Maringá/Maromba me possibilitou ter um atendimento mais humanizado, fazendo garantir os meus direitos”. relata Enzo Henrique Macedo, usuário do CCLGBTI e morador do município de Itatiaia.

Já o coordenador do CCLGBTI, Sandro Pinheiro, lembrou dos primeiros encontros em 2010, que discutiram a pauta LGBTI no município e agradeceu a equipe e todos os parceiros pelo pleno atendimento do equipamento. “Nós não fazemos nada se não for em equipe, agradeço toda a equipe do Centro, junto somos mais, sozinho não conseguiríamos avançar neste trabalho que estamos desenvolvendo”. – ressaltou.

Para o Secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Batista, o equipamento é uma conquista da população LGBTI+. “A vinda do Centro de Cidadania LGBTI passa pela sensibilidade do Prefeito Aluísio que reafirma o compromisso da empregabilidade, da saúde, e dos direitos humanos. Essa política pública se estende para além de uma política de governo e sim de estado. E nós estamos em prática para o desenvolvimento em Quatis” – afirma.