Prontuários de pacientes e controle de almoxarifado são alguns dos dados e serviços que passarão a ter acesso online
A Prefeitura de Quatis adotou um novo sistema integrado para a área da saúde no município. O Sistema Integrado de Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com a Secretaria Municipal de Governo (SMG), que vai permitir que dados e serviços passem a ser realizados e administrados de forma eletrônica. O destaque vai para o histórico e a ficha de cada paciente, que agora poderão ser acessados pelo computador em todas as Unidades de Saúde, de forma online. O novo recurso já está sendo implementado nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, por meio de uma capacitação entre as equipes para a utilização da plataforma.
Com a nova medida, o Sistema Integrado de Saúde também vai consistir em uma ampla atualização e otimização de serviços em diversos módulos, que antes eram feitos em documento de material impresso. Nele, os servidores da Secretaria de Saúde poderão realizar e monitorar todo o serviço de almoxarifado, fazer lançamentos de transportes de pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), consultar medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal, e realizar o controle de entrada e saída de materiais. Além disso, documentos de exames médicos também passarão a ser eletrônicos.
O secretário de Saúde, Lucas Silva, explica que o novo sistema vai melhorar o monitoramento de epidemiologia e o controle da produção do município por parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda destaca o aumento da aquisição de recursos para Quatis. “Esse sistema será capaz de, diariamente, encaminhar informações para o Ministério da Saúde, o que aumentará a nossa captação de recursos. O SUS irá repassar mais recurso para o município e ajudará a melhorar ainda mais a nossa qualidade.” – comenta o secretário. Por fim, Lucas também frisou que o sistema vai aprimorar o agendamento, o controle de filas de espera e o controle de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal.