Um projeto da Guarda Civil Municipal de Quatis (GCM) marcou o mês das mães na última semana. O “Mães que Protegem com o Coração e a Farda” foi a novidade da vez que homenageou as mulheres da corporação que exercem o papel da figura materna. A proposta consistiu em uma visita surpresa, por parte das mães servidoras, aos filhos, sobrinhos e netos, nas suas respectivas escolas, em alusão ao Dia das Mães. Por meio de uma viatura da Patrulha Escolar, as funcionárias tiveram a missão de surpreender o aluno ao buscá-lo na unidade e proporcionar um momento de carinho, afeto e atenção.
A Secretaria Municipal de Ordem Urbana (SMOU) destacou que a iniciativa teve o intuito de promover um ato simbólico e de valorização às mães de farda pelo trabalho exercido no dia a dia, visto que, muitas das vezes, essas profissionais são escaladas em dias comemorativos, como no domingo de Dia das Mães. Segundo a equipe, o projeto também veio com o objetivo de incentivar uma interação familiar, baseada nos princípios da corporação sobre exercer funções de proteção e cuidado.
“Conciliar a missão de servir a população com o papel de mãe é desafiador, mas também muito gratificante. Esse projeto trouxe um respiro no meio da rotina a todas que aderiram. Foi sobre afeto, reconhecimento e sobre lembrar que por trás do fardamento, batem corações de mães.” – destacou a subcomandante da GCM, Basílio.
Uma das servidoras, a GM Maia, falou sobre a sua experiência no projeto e ainda destacou a importância da homenagem de Dia das Mães. “Foi um momento simples, mas inesquecível. Minha filha ficou muito feliz, seus amiguinhos ficaram curiosos e o sentimento foi de orgulho. Essas ações mostram o quanto pequenas atitudes podem gerar grandes impactos.” – comenta Maia sobre a visita surpresa à filha, Alice, matriculada no Colégio Plano A, em Quatis.







