PROJETO “COMPOSTAGEM QUATIS” APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS NO CAPS E RT

O projeto “Compostagem Quatis” vem apresentando resultados positivos no tratamento de resíduos no município, é o que aponta a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA). A equipe realizou uma visita no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Residência Terapêutica (RT), na última terça-feira (6), para verificar o manejo das composteiras, que foram instaladas em outubro do ano passado nas unidades do Departamento de Saúde Mental de Quatis.

De acordo com a SMSA, as equipes das unidades seguem realizando um manejo ideal da compostagem nos locais. Segundo o chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Gabriel Ribeiro, uma das composteiras utilizadas no CAPS já está próxima de sua capacidade, chegando a 250 litros de resíduos. Este tipo de tratamento de resíduos ocupa menos espaço no Aterro Sanitário e podem, futuramente, utilizar o composto gerado para manutenção de jardins, hortas e outros cuidados com diversas espécies de plantas.

Em 2024, a Prefeitura de Quatis estará realizando a instalação de mais composteiras do projeto. Na segunda fase, escolas da Rede Municipal de Ensino também terão as suas composteiras e iniciarão o tratamento de seus próprios resíduos orgânicos, além de servir como método e material de estudo prático para os alunos na área da educação ambiental.

“Estou muito animado com a aceitação do projeto nos locais, percebe-se que a equipe se interessa pelo processo, agora todo mundo quer levar para suas plantas um pouco do biofertilizante que é gerado na composteira. Ver alguns assistidos participando da compostagem também é algo muito legal, ensinar uma atividade nova para eles realizarem” – relata Gabriel.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.