PROGRAMA SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS EM QUATIS

O Programa Saúde nas Escolas, iniciativa entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, acontece em várias cidades do país, com o objetivo de articular e promover propostas pedagógicas, através de atividades de educação em saúde. Em 2023, o município de Quatis seguiu com a iniciativa durante todo o ano. O destaque vai para a “Saúde Bucal”, do Departamento Odontológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que esteve presente em 8 escolas municipais da Rede Municipal de Ensino, realizando diversas ações para os alunos.

A equipe, coordenada pela diretora do Departamento Odontológico, Vanda Carvalho, promoveu palestras sobre saúde e higiene bucal, ensinamentos sobre práticas de escovação e aplicação de flúor. Neste ano, a ação aconteceu em oito escolas prioritárias, que são consideradas as unidades educacionais do município que possuem os níveis Maternal, Pré-Escola e Ensino Fundamental, de acordo com as exigências do ministério. Em 2024, as ações do PSE estarão atendendo outras unidades da rede educacional de Quatis.