PROGRAMA “LIMPA RIO” DO GOVERNO DO ESTADO CHEGA EM QUATIS

Na semana passada, o município de Quatis recebeu a chegada do programa “Limpa Rio” do governo do Estado e tornou-se a primeira cidade do sul do estado a receber o benefício. O compromisso da implantação do Programa no município foi firmado com a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, junto ao governador do Estado, Cláudio Castro, em visita realizada no dia 15 de setembro. O objetivo do programa é realizar a manutenção e limpeza de leitos e margens dos recursos hídricos e garantir a preservação do meio ambiente e proporcionar proteção à população contra riscos de enchentes.

O programa deu início na última quarta-feira, dia 27 de outubro, na represa do bairro Lavapés, acompanhado pela equipe do Inea que compareceu ao local para realizar a logística do programa e acompanhar o processo. No local, estiveram presentes o prefeito municipal, Aluísio d’Elias, a secretária municipal de Meio Ambiente, Caroline Teixeira Lopes, a Coordenadora de Saneamento Básico, Carolina Lacerda, e os vereadores municipais William Carvalho e André Jabuti.

O objetivo é fazer com que haja melhor limpeza nos rios que fazem parte do município, preservando o ambiente hídrico e contribuir para a prevenção de enchentes no Ribeirão dos Quatis. “Estamos começando pela represa do Lavapés, para chegarmos no verão e está tudo limpo e não prejudicar a captação de água, e logo após, daremos seguimento” – afirma o prefeito municipal, Aluísio d’Elias.