PROGRAMA DO GOVERNO DO ESTADO CHEGA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTANA

A comunidade Quilombola de Santana recebeu na manhã de ontem, dia 29 de setembro, o programa “Social + Presente” do governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O programa oferece desde a isenção de taxas para documentação básica, como certidões de nascimento, casamento e óbito, RG e CPF, até informações sobre vagas de emprego e afins. O Quilombo de Santana III, em Quatis, se tornou a primeira comunidade quilombola a receber a ação, que atendeu mais de 30 famílias.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Leão XIII, Fundação Para a Infância e Adolescência (FIA), Fundação Santa Cabrini e Detran RJ ofereceram serviços de isenção de taxas para a documentação básica às famílias quilombolas que não tinham acesso aos recursos. O evento também contou, desta vez, com um serviço especial de atendimento on-line com a Receita Federal, em parceria com o Comitê Estadual de Sub-registro. No local, também houveram atendimento jurídico, psicológico e de assistência social para mulheres e para o público LGBTQIA+, além de orientações acerca dos direitos da criança, adolescente e idoso.
Estiveram presentes no local para acompanhar o programa, o prefeito municipal, Aluísio d’Elias,o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Vitor da Silva (Vitinho), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, a subsecretária de Direitos Humanos, Luciana Calaça, a coordenadora da Superintendência de Enfrentamento de Pessoas Desaparecidas do país, Jovita Belfort, a coordenadora do Núcleo de Atendimento à Documentação Básica (NADBS), Susam Azevedo, Superintendente Estadual de Políticas Públicas LGBTI+, Ernani Alexandre Pereira, além da superintendente de Igualdade Racial, Deusimar Corrêa, e toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do município de Quatis. Também esteve presente o vereador Willian Carvalho.