Agentes do Grupamento Ambiental, da Prefeitura de Quatis, foram acionados para atender uma ocorrência em uma residência no bairro Pilotos, onde os moradores alegaram ter avistado uma cobra. O caso aconteceu no último dia 26. Ao chegarem no local, os agentes perceberam que se tratava da espécie jiboia (Boa constrictor). O animal estava sob galhos de uma árvore no quintal da propriedade e tinha 2 metros de comprimento.
Segundo a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA), a serpente, que não é peçonhenta, foi resgatada em segurança e não apresentava ferimentos. O animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, em Seropédica (RJ), onde passará por avaliação veterinária até a sua destinação final.
A secretaria explicou que a jiboia é uma espécie nativa da região e sem glândulas de veneno. Na fase adulta, pode atingir até 4 metros de comprimento em seu tamanho habitual. A equipe da pasta ainda destacou que para casos envolvendo resgates de animais silvestres, deve acionar imediatamente o Grupamento Ambiental e não ferir ou matar o animal. Os canais de contato são os telefones (24) 3353-2095 ou 0800 202 1033. O munícipe também pode solicitar o serviço pelo aplicativo ‘App 153 Cidadão’.


