Prefeitura realiza Fórum da Educação Infantil de Quatis e discute construção do Plano Municipal da Primeira Infância

O município de Quatis deu mais um passo decisivo na implementação de políticas públicas de valorização da educação na primeira infância. Na última sexta-feira (29), o Clube Náutico Quatiense foi palco para o Fórum da Educação Infantil de Quatis. Promovido pela prefeitura, a iniciativa teve como objetivo pautar ações de capacitação na educação infantil, com foco na consolidação da construção do Plano Municipal da Primeira Infância. O evento, que teve como tema “Infância Plena: a criança como sujeito de direitos” reuniu gestores e profissionais da educação para um dia de apresentações e palestras.

Entre a programação, o público presente pôde assistir a apresentação musical do coletivo “Brincando Que Se Aprende”, com Ed Zambroni. A palestra ficou por conta do Doutor Cristiano Alcântara, que apresentou com o tema “A Primeira Infância é Para a Vida Toda”. Por fim, foi a vez da professora e cientista social formada pela USP, Raíssa Fontelas, apresentar sobre “Caminhos e Perspectivas para a Implementação do Plano Municipal Pela Primeira Infância: A Experiência do Município de São Paulo”.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), o Fórum da Educação Infantil de Quatis teve como proposta reforçar vínculos e valores que promovam o direito da criança e o seu desenvolvimento. O Plano Municipal da Primeira Infância teria como base garantir ambientes mais acolhedores, além de iniciativas que incentivem o cuidado com as crianças dentro das escolas e unidades educacionais. Ao longo do evento, foram pautadas uma série de discussões e reflexões para a construção do novo planejamento, que marca o avanço das políticas públicas na área da educação infantil.

O prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, e a vice-prefeita e secretária de Educação, Ivone Bento, marcaram presença no fórum. “Esse foi mais um evento que proporcionou a oportunidade de debater novas ideias e caminhos para o ensino de nossas crianças desde a alfabetização. A gente destina anualmente mais de 40% do orçamento para a área. Seguiremos firmes no compromisso de oferecer aos alunos da rede uma educação de qualidade, capaz de formar grandes profissionais para o futuro.” – comenta Aluísio.

Galeria de Fotos