PREFEITURA PROMOVE REUNIÕES PARA DEFINIÇÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE

A Prefeitura de Quatis realizou no último mês de maio uma série de reuniões de trabalho com o objetivo de definir as áreas territoriais de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Atualmente, o município conta com 25 profissionais que realizam visitas domiciliares nas comunidades para garantir os serviços em saúde, como prevenção de doenças e outras ações.

Além das reuniões técnicas com as equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESFs), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda promoveu na última sexta-feira (2) um encontro com o intuito de discutir sobre novas propostas para os Agentes de Saúde. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Aluísio D’Elias, o secretário de Saúde, Lucas Silva, e vereadores municipais.

“A Prefeitura vem desenvolvendo várias ações para o fortalecimento da atuação dos Agentes Comunitários de Saúde. Estamos reformando e equipando todas as unidades de saúde. Adquirimos um veículo exclusivo para cada equipe e estamos entregando as bicicletas já adquiridas pela Prefeitura. Realizamos a licitação para a compra de tablets e, em breve, estaremos disponibilizando kits de uso individual com colete, mochila impermeável e bonés de abas largas” – comenta o secretário Lucas.

A Secretaria de Saúde também aponta um quantitativo suficiente para garantir a cobertura de 100% no atendimento dos usuários pelas Unidades de Saúde, conforme a Política Nacional de Atenção Básica. A medida visa realizar um estudo inicial do território e, em seguida, concluir a redistribuição territorial dos indivíduos e famílias acompanhadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde. A previsão é que esta ação seja concluída no próximo mês com a deliberação final do Conselho Municipal de Saúde, quando a Prefeitura também planeja a realização do 1º Encontro de Agentes Comunitários de Saúde.

Para maiores informações sobre as ações e serviços de saúde, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do whatsapp (24) 99914-0387, pelo telefone 3353-2624 ou pelo e-mail saude@quatis.rj.gov.br.