Uma ação de salvamento foi realizada com um cavalo na última quarta-feira (12), em Quatis. O animal havia caído em um buraco próximo à represa do bairro Lava-Pés. Na terça-feira (11), agentes do Grupamento Ambiental, em conjunto com a equipe da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA), foram acionados até o local, após relatos de um cavalo que aparentava estar “muito magro”. Ao chegarem na comunidade, o animal não foi encontrado.
No dia seguinte, a equipe retornou até o bairro e encontrou o equino. Segundo a VISA, ele apresentava indícios de maus tratos. Logo em seguida, a equipe da Prefeitura se mobilizou na tentativa de buscar equipamentos para realizar o recolhimento do animal. Foi quando que, ao retornarem para o local, perceberam uma movimentação de moradores na localidade, e descobriram que o animal havia sofrido uma queda e ficou preso em um pequeno buraco de areia, próximo à represa.
Com ajuda de uma máquina e uma corda, o cavalo foi resgatado com vida e em segurança. Além da Vigilância Sanitária e do Grupamento Ambiental, o resgate contou com a participação das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) e do Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (CIRAC), para onde o animal foi levado para ser analisado e receber os devidos cuidados.