Prefeitura de Quatis recebe doação de mais de 30 abafadores de ruído para atender alunos autistas

Com o intuito de promover o bem-estar e a inclusão dentro do ambiente escolar, a Prefeitura de Quatis adquiriu 35 abafadores de ruídos para atender alunos autistas da Rede Municipal de Ensino. Os novos aparelhos foram doados por instituições e organizações parceiras, como a Associação Brasileira de Autismo e Deficiência Intelectual (ABADI) – Autismo Tupã e a Associação AME Pirotecnia.

O equipamento, que se assemelha com os famosos modelos “headphones”, pelo seu formato, permite abafar sons e ruídos de alta intensidade. A iniciativa, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), é dar mais conforto para os estudantes com autismo durante as aulas, visto que sons intensos e um ambiente barulhento podem gerar desconforto, ansiedade e até crises sensoriais para este público.

Ainda de acordo com a secretaria, o projeto vai atender todas as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino de Quatis, conforme a demanda de alunos de cada unidade escolar. Nesta primeira leva, as unidades que receberam os novos abafadores foram a Creche Professora Conceição Aparecida Vieira Pena, Creche Professora Adriana Maria de Souza Cruz, Escola Municipal (EM) Edméa Dulce de Barros Franco, EM Maria Helena Rafael de Elias, EM Professora Julieta Pereira Sampaio, EM Victória Maria Prazeres e Valeriano, CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado De Elias, EM Henry Nestlé e EM Professora Anésia Alves de Oliveira.

Com a chegada dos novos aparelhos, o governo municipal passa a ampliar os serviços e ações voltados para a inclusão e educação especial na cidade. Desde 2021, a atual gestão vem atuando em diversos projetos adaptáveis de atendimento à crianças e jovens com deficiência e mobilidade reduzida. Entre os projetos, estão a reformulação do Núcleo de Educação Especial, a “Natação Inclusiva” e a “Equoterapia”. “O município vem ampliando e fortalecendo as políticas de atendimento aos alunos com deficiência. Essas atividades, como a chegada dos abafadores de ruídos, promovem o desenvolvimento, a autonomia e a qualidade de vida dos nossos estudantes. A inclusão é um compromisso que se constroi com ações concretas e cuidado diário. Por isso, é muito gratificante pra gente seguir nesse propósito.” – comenta a vice-prefeita e secretária de Educação, Ivone Bento.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.