PREFEITURA DE QUATIS REALIZA JOGOS COLABORATIVOS DO PROJETO EQUOTERAPIA

Projeto já atende cerca de 40 alunos do NUCLESQ (Núcleo de Educação Especial de Quatis)

Aconteceu na manhã do último sábado, dia 15, os Jogos Colaborativos do projeto ‘Equoterapia’ de Quatis. O evento foi realizado no Sítio do Paulão, em Porto Real. Na ocasião, pais e alunos do Núcleo de Educação Especial de Quatis (NUCLESQ) se reuniram para prestigiar as atividades desenvolvidas no projeto. O prefeito Aluísio d’Elias e a secretária de Educação, Gisele Souza, acompanharam de perto o festival.

Atualmente, o projeto já atende cerca de 40 crianças atípicas do município e que são atendidas pelo NUCLESQ. “Esse trabalho tem dado um resultado muito positivo na nossa educação especial, são 40 alunos atendidos no programa. É mais uma forma de dar dignidade às famílias atípicas do nosso município. Fiquei muito feliz por iniciar o dia acompanhando essa atividade e mais feliz ainda em ver como a criançada está se desenvolvendo através dessa atividade.” – comenta o prefeito Aluísio.

Durante os jogos, os praticantes mostraram segurança, desenvoltura e alegria ao percorrerem o trajeto, que faz parte das atividades propostas da Equoterapia. Os alunos ainda receberam medalhas por participação. O dia também foi marcado por muita diversão para toda a família, com café da manhã, pipoca e algodão doce, além de brinquedos montáveis, como cama-elástica.

O projeto Equoterapia é uma iniciativa da Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançado em 2022. Também conhecida como Hipoterapia, a modalidade auxilia no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, por meio de um método terapêutico que utiliza o cavalo como um meio interdisciplinar e que contribui para o relaxamento muscular, ajuda na coordenação motora, no equilíbrio, na interação e no desenvolvimento social.