PREFEITURA DE QUATIS REALIZA 1º ENCONTRO TÉCNICO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Quatis realizou, na última quarta-feira (20), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dona Júlia Esperança, no bairro Jardim Independência, o 1º Encontro Técnico do Programa Bolsa Família.

O Bolsa Família é um programa social do Governo Federal de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza, com o intuito de promover o desenvolvimento e a proteção social.

A reunião teve como objetivo capacitar a equipe técnica, responsável pelo programa no município, na operacionalização do Sistema de Condicionalidade (SICON), que é uma ferramenta de apoio à gestão intersetorial.

Nele (SICON), são integradas as informações do acompanhamento de condicionalidades nas áreas de saúde e educação, como informações de frequência escolar, do calendário de vacinação e das consultas pré-natais dos sistemas gerenciados pelos Ministérios da Educação e da Saúde.

Na ocasião, os coordenadores e técnicos dos equipamentos da Assistência Social de Quatis também foram capacitados na utilização dos formulários de Recurso e Acompanhamento Familiar, que é o atendimento dos profissionais com as famílias em situações de vulnerabilidade e risco social. O encontro contou ainda com a participação da equipe da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).