PREFEITURA DE QUATIS PROMOVE 1ª PLENÁRIA AMPLIADA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

Na última sexta-feira, 7 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a 1ª Plenária Ampliada Municipal de Saúde Mental, por meio do Serviço de Saúde Mental e do Conselho Municipal de Saúde do Município. O evento, que fazia parte da preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, aconteceria no Centro de Referência Psicossocial (CAPS), mas devido às condições climáticas, o local foi alterado para o Auditório da Prefeitura Municipal, no mesmo horário já estabelecido, das 13 até às 17 horas. A 1ª Plenária contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Cláudia Xavier, da diretora do Departamento de Saúde Mental, Daira de Fátima Landim, e da psicóloga Karla Verri, representando o Conselho Municipal de Saúde de Quatis. 

Às 13 horas, foi realizada a palestra “Desinstitucionalização: Residências Terapêuticas, fechamento de hospitais psiquiátricos e ampliação do Programa de Volta para Casa” e “Redução de danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas’ ‘com o psicólogo e especialista em Saúde Mental, Renato Gomes. Às 14 horas, foi a vez da palestrante Ana Lúcia, jornalista, professora e acadêmica e mestre em Comunicação e Cultura, apresentar a palestra  “Controle Social e Participação Social na formulação e avaliação da Política de Saúde Mental, álcool e outras drogas”.

A palestra “Saúde do trabalhador de saúde e adoecimento decorrente da precarização das condições de trabalho durante e após a emergência sanitária” foi a próxima a ser apresentada, às 14:30h, pela Doutora em Desenvolvimento Humano, Suzi Brum, que também é Mestre em Psicologia. Às 15 horas houve a palestra com o tema “Leitos de Saúde Mental no Hospital Geral”, apresentado por Janete Arévalo, que é Educadora Social, atuante na Rede de Saúde Mental em Centro de Atenção Social de Média e Alta complexidade com ampla experiência em Atenção Psicossocial. 

Mais tarde, às 15:30h, ocorreram alguns debates e escolhas de propostas para o fortalecimento da Política de Saúde Mental com os participantes que estavam presentes e às 17 horas, aconteceu o encerramento do evento.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.