Prefeitura de Quatis instala armadilhas ovitrampas para monitoramento do Aedes Aegypti na cidade

A Prefeitura de Quatis realizou, recentemente, a instalação de armadilhas ovitrampas para o monitoramento do mosquito Aedes Aegypti na cidade. A iniciativa é um trabalho do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), em parceria com as secretarias municipais, que visa combater o principal causador da dengue, zika e chikungunya, através do controle e monitoramento de focos do mosquito na região.

A ovitrampa é formada por um recipiente preto, preenchido com água e que carrega uma substância atrativa formada por levedo de cerveja, capaz de atrair o mosquito. O objeto, que fica posicionado em um local estratégico, simula o ambiente propício para a procriação do inseto. O Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA) de Quatis, explica que o recipiente contém uma paleta de madeira facilitando que a fêmea coloque os ovos e permitindo às equipes a obterem a quantidade certa produzida para definir a população do mosquito.

Após o recolhimento e análise destas paletas, as informações são divulgadas em um aplicativo criado pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), juntamente com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O aplicativo permite uma otimização de contagem dos ovos do Aedes, além de produzir mapas de calor, com a quantidade de ovos nas paletas das ovitrampas instaladas no município. Os dados possibilitam os profissionais de saúde a direcionarem ações e estratégias de combate onde há maior incidência de reprodução.

Em Quatis, as ovitrampas foram instaladas em 10 bairros do município. Segundo um levantamento realizado após 4 semanas, a pesquisa apontou um total de 1.179 ovos coletados em 20 armadilhas instaladas. De acordo com os dados, os bairros que mais apresentaram focos do mosquito foram Bondarovsky, com 145 ovos; São Benedito, com 91; Água Espalhada, com 243; Jardim Independência, com 112; além do loteamento São José e bairro Boa Vista que tiveram quantidade próxima, com 183 e 184 ovos, respectivamente.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.