Prefeitura de Quatis aposta na conscientização para enfrentar o coronavírus

A Prefeitura de Quatis iniciou nesta sexta-feira, dia 20, uma campanha de orientação e conscientização sobre o novo coronavírus (Covid-19). Um carro de som circulará diariamente pelos bairros repassando informações sobre a doença e os cuidados para evitar o contágio. A campanha também está sendo veiculada por rádios comunitárias do município. A principal recomendação é o de não sair de casa sem que isso seja de extrema necessidade.

A campanha contem informações sobre as formas de transmissão e de sintomas da doença, além de orientações de como se prevenir do coronavírus. Ainda orienta as pessoas que, caso apresentem sintomas, utilizarem o Ligue Saúde 136 ou o telefone 3353-2624. Informações também podem ser obtidas acessando o site: coronavirus.saude.gov.br

De acordo com a secretária de Saúde de Quatis, Cleonice Ramos, a campanha está focada em enfatizar junto ao munícipe que nesse momento a sua residência é a sua maior segurança.

– Registramos na tarde desta sexta-feira, o primeiro caso suspeito do coronavírus. Vamos trabalhar com ênfase na informação. Precisamos redobrar os cuidados para que a nossa cidade supere esse momento com baixo índice de casos. Por isso ficar em casa, manter o isolamento social e reforçar os hábitos de higiene são fundamentais – explica a secretária.

Conscientização começou antes da confirmação da pandemia

Esta campanha de conscientização já faz parte das ações organizadas pelo Grupo Executivo – Coronavírus, criado por decreto assinado na última terça-feira, dia 17, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) e que tem a função de conduzir o Plano de Contingência contra o Covid-19 dentro do município. Mas bem antes da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar o estado de pandemia do Covid-19, ocorrida no dia 11 de março, a Secretaria Municipal de Saúde já vinha atuando no trabalho de orientação sobre o vírus tendo em vista o seu crescimento geográfico desde os primeiros casos surgidos na China.

Bem antes da pandemia, profissionais de Saúde e da Educação já discutiam propostas de enfrentamento do Covid-19

No início de março, integrantes das secretarias de Saúde e Educação se reuniram para discutir o crescimento do novo coronavírus. O encontro contou com as participações de membros da equipe técnica de Atenção Básica, do Programa Saúde na Escola, Vigilância em Saúde e orientadores pedagógicos da Educação.

Como proposta definida na reunião, foi elaborada uma agenda de visitas dos técnicos do Programa de Atenção Básica e de Saúde na Escola nas unidades de ensino do município para um trabalho de conscientização com os alunos. As visitas se estenderam até a suspensão das aulas, decretada pelo prefeito Bruno de Souza no último dia 16 de março.