A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA) promoveu uma ação em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica, que se celebra hoje, dia 27 de maio. Na manhã de ontem, 26, a equipe realizou um plantio de mudas de espécies nativas com os pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e alunos da APAE de Quatis. Os participantes puderam acompanhar todo o processo de plantio e conhecer um pouco mais sobre a atividade ambiental. 

 

No pátio do CAPS, foram plantadas duas mudas de aceroleira. Cada participante teve a oportunidade de realizar uma etapa do plantio, com o acompanhamento da equipe da SMSA. A diretora do Departamento de Saúde Mental, Karla Verri, se emocionou com o momento e agradeceu pela atividade proposta: “É muito gratificante ver todos eles felizes e interessados em participarem dessa atividade. Quando eu digo que é uma luta nossa, é sobre isso que me refiro, ver o desenvolvimento deles. Fico muito feliz” – relata a diretora sobre os pacientes do CAPS na atividade.  

 

Já com os alunos da APAE, a atividade foi realizada na Praça dos Direitos Humanos, onde a equipe plantou três mudas de ipê amarelo e duas de ipê branco. Foram 5 plantios de mudas no local e, ao final da ação, o grupo havia plantado um total de 7 mudas de espécies nativas nas repartições públicas municipais. De acordo com a SMSA, a Mata Atlântica se destaca pela sua exuberante biodiversidade e espécies existentes apenas nesse bioma e o seu plantio é muito importante para as comunidades. A secretaria ainda ressalta que para o plantio efetivo em área urbana, é necessária uma avaliação técnica sobre a espécie e o local a ser plantado para não causar danos futuros. 

 

A secretária de Sustentabilidade e Ambiente, Caroline Teixeira Lopes, também acompanhou as atividades e destacou a importância de promover a ação: “Realizar essas parcerias é importante para mostrar como plantar, cuidar e colher é essencial para o conhecimento. Ver a participação e a felicidade em cuidar e se sentir parte responsável pelo processo é muito gratificante.” – afirma. 

Comentários do Facebook

Comments are closed.