Sobre o aumento considerável dos números da Covid-19 no município, a Secretaria de Saúde de Quatis cumpre o dever de esclarecer que:

De acordo com o protocolo de enfrentamento à pandemia, quando ocorrer um caso positivo de Covid-19 em um município, mas a pessoa é moradora em outra cidade, deve haver a comunicação entre as secretarias de saúde para que o dado seja contabilizado na cidade de origem da pessoa. As secretarias realizam a notificação eletrônica junto ao Ministério da Saúde e informam o município de origem do paciente.

Nos últimos dias, porém, a Secretaria de Saúde de Quatis iniciou uma busca através do site do Ministério da Saúde e nesse levantamento, compreendido entre os meses de maio a setembro, contabilizou 40 casos confirmados de Covid-19 de moradores de Quatis que foram notificados em outros municípios e não comunicados, como determina o protocolo.

A alegação para esta falha na comunicação, segundo os municípios, seria a falta de tempo hábil para o envio das notificações para a Secretaria de Saúde da cidade de origem do paciente ocasionada pela alta demanda causada pela pandemia.

Diante disso, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde, entendeu ter sido de fundamental importância prestar esses esclarecimentos à população.

Quatis-RJ, 16 de outubro de 2020.

Comentários do Facebook

Comments are closed.