NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem esclarecer sobre os casos suspeitos da Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município e as recomendações. Foram identificados 3 casos SUSPEITOS do vírus, após consultas médicas e apresentação de alguns sintomas no início do mês. Nenhum dos casos suspeitos tiveram contato com pessoas confirmadas com o vírus. Os pacientes seguem sendo monitorados e estão estáveis.

 

Nesta terça-feira, dia 09 de agosto, um dos casos já foi descartado com a chegada do resultado clínico, testando negativo para o vírus. Restando 2 casos suspeitos nos quais os resultados sairão até o final desta semana, os SUSPEITOS encontram-se em isolamento domiciliar.

 

A Secretaria ressalta que NÃO HÁ no município nenhum caso confirmado!

 

A transmissão ocorre por meio de contato com animal ou humano contaminado, através de secreção respiratória, lesões de pele ou objetos contaminados. Os sintomas incluem: início  súbito de lesão em mucosa e/ou erupção cutânea,em qualquer parte do corpo, além de febre, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e adenomegalia (ínguas).

 

A Secretaria ainda recomenda, seguindo a Nota Técnica SUBVAPS/SES N°22/2022 enviada pela Secretaria Estadual de Saúde e recomendação de prevenção da OMS, o uso da máscara, higienização, distanciamento e o uso de preservativo nas relações sexuais, além do isolamento após consulta e apresentação de sintomas, caso seja considerado um caso suspeito.

 

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo número (24) 3353-2624 ou 3353-2918.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.