Já ouviu falar no Julho Verde? É uma campanha, celebrada neste mês, que visa dar visibilidade e atenção aos sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço, além de destacar hábitos saudáveis para combater a doença, que tem seu dia mundial celebrado no dia 27 de julho.
O câncer de cabeça e pescoço é o sexto tipo mais comum em todo o mundo. O diagnóstico precoce aumenta em aproximadamente 90% as chances de cura. Porém, segundo estatísticas, cerca de 70% dos casos são descobertos já em estágios avançados.
Alguns fatores de risco que contribuem para a doença são tabagismo, consumo excessivo de álcool e infecção pelo HPV. Hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada podem ajudar na prevenção, além da vacinação contra o HPV.
Tais formas de prevenção podem ajudar em até 30% dos casos de câncer de cabeça e pescoço, baseando-se na mudança de comportamento e na adoção de uma vida mais saudável.
São considerados sinais de alerta: feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente, dificuldade para engolir e caroços no pescoço. O diagnóstico é feito por meio de exames de tomografia ou ressonância.
Cuide-se e vamos juntos pelo Julho Verde!