O GAQ (Grupamento Ambiental de Quatis) resgatou uma jiboia, na última quinta- feira, dia 18/ de novembro, em uma residência no bairro Bondarovsky. O animal estava escondido no banheiro próximo à área da piscina, trata – se de uma jiboia, que apesar de assustar pelo seu tamanho, que pode chegar até 4 metros quando adulta, não possui glândulas de veneno e nem dentes inoculadores, de hábitos pacíficos e noturnos, ainda que também realize atividades diurnas. 

“Ela estava agitada, acreditamos, por não estar em seu habitat natural. Apesar de assustar pelo seu tamanho, não possui glândulas de veneno e nem dentes inoculadores. Porém aconselhamos que nos casos sempre acione o Grupamento Ambiental para o resgate.” – Ressaltou a Guarda Ambiental, da Rosa.

O Grupamento em conjunto com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente, após captura e constatação de que o animal não apresentava ferimentos, encaminhou o mesmo para o Cetas ( Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA) em Lorena-SP, onde dali sairá para um  destino adequado.

Reforçamos que, caso seja encontrado qualquer espécime, o Grupamento Ambiental deve ser acionado para o resgate apropriado, pois na percepção de perigo, a serpente pode dar um bote para se proteger e vir a ferir alguém, inclusive a si mesma. Entre em contato com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente pelo telefone (24) 3353-2918, ramal 1027, entre às 08:00 e 17:00, e Guarda Municipal e Ambiental pelo número (24) 99856-9129.

Comentários do Facebook

Comments are closed.