Quase 80 animais silvestres são capturados e soltos por agentes do Grupamento Ambiental da Prefeitura de Quatis. Só no ano passado, a equipe da Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA) realizou a captura e soltura de 79 espécies, sendo 52 gambás, 2 aranhas, 6 cobras, 14 aves, 2 cágados, 2 lagartos e 1 ouriço. De acordo com a SMSA, os animais foram capturados após notificações de munícipes.
A equipe explica que quando o animal não apresenta nenhum ferimento e encontra-se em bom estado de saúde, sua soltura é realizada no Parque Natural Municipal Horto dos Quatis, uma das Unidades de Conservação do município. O bicho é liberado em um local de mata fechada e longe da trilha.
No entanto, quando o animal apresenta algum ferimento ou está debilitado, é encaminhado ao Zoológico de Volta Redonda ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do município de Seropédica (RJ).
A SMSA ainda destaca que matar, perseguir, caçar, apanhar, maltratar ou utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, é passível de multa, segundo estabelecido no artigo nº 177 da Lei Complementar n° 28/2022 da Revisão do Código Ambiental.
Em casos de notificações envolvendo animais silvestres, como resgate e caputra, entre em contato com o Grupamento Ambiental pelo (24) 99826-1867, ou com a secretaria, pelo telefone 0800 202 1033.