GOVERNO PRESENTE: PREFEITURA DE QUATIS OFICIALIZA PROJETOS COM O GOVERNO DO ESTADO

Na manhã de terça-feira, dia 15 de fevereiro, ocorreu o anúncio de projetos no município que foram e serão realizados junto ao governo do Estado. O anúncio foi feito durante a inauguração do Polo CEDERJ, uma das novidades, no Ciep 492, o polo funciona como referência das instituições públicas e traz cursos de graduação, profissionalizantes e pré-vestibular. No dia, autoridades estaduais e municipais também realizaram uma visita nos pontos da cidade onde serão trabalhados projetos e reformas. De acordo com o governo do estado, estão chegando milhões em investimentos a Quatis por meio do “Governo Presente”, que visa realizar trabalhos para transformar e gerar projetos nos municípios da região.

 

Um dos projetos oficializados foi a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Casa da Gente, entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras e o município de Quatis, com o objetivo de construir cerca de 100 unidades de casas habitacionais. O documento foi assinado pelo prefeito municipal, Aluísio d’Elias, pelo vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Quatis, Paulo Vitor da Silva – o Vitinho, e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.

 

O chefe do Executivo e o secretário de Estado também assinaram o Termo de Cooperação Técnica para obra de pavimentação da Zona Especial de Negócios (ZEN) localizada na rodovia RJ-159, no trecho que liga Quatis e Floriano. Max Lemos ainda afirma que está trabalhando na ação e modernização do Terreirão: “É uma área extraordinária que dá para a gente fazer um trabalho muito bacana, para preparar principalmente crianças e adolescentes, e trabalhar para fazer inclusão social. Vamos investir aqui (Terreirão) um bom recurso” – afirma o secretário. 

 

O dia também foi marcado pelo lançamento do Programa Ambiente Jovem, ofertado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. O projeto foi anunciado pela subsecretária Ana Asti, representando o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Quatis, William Carvalho. “Cada turma vai poder criar um plano de sustentabilidade para a sua comunidade, vão poder atuar, inclusive, com reciclagem, desenvolvendo projetos de reciclagem, e a ideia é que cada jovem, para poder participar do processo, tenha um auxílio de R$200 reais” – comenta a subsecretária, Ana Asti. Segundo ela, serão cerca de 6 mil jovens em todo estado e mais de 120 comunidades beneficiadas pelo projeto. As autoridades também celebraram o andamento do programa “Limpa Rio”, parceria com a Secretaria de Estado e com o INEA, que visa realizar a limpeza de rios e córregos do município e contribuir para a preservação das águas, bem como o Ribeirão dos Quatis. 

 

Também foi realizada a visita do secretário de Estado das Cidades, Uruan Cintra de Andrade à Obra de Revitalização no trecho da RJ-159, que liga o distrito de Floriano a Quatis. A reforma proporcionará mais conforto e segurança tanto para a população quanto para os visitantes. O Secretário de  Estado de Turismo, Gustavo Tutuca  e o Deputado Estadual Noel de Carvalho também estavam presentes.

 

Por fim, foi anunciado o Pacto Cultural aos Fazedores de Cultura do Município, realizado na Estação Cultural com a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. “Na nossa pauta, está o diálogo com fazedores de cultura de Quatis, entregas para a população e a construção da política cultural para o ano de 2022. o Rio de Janeiro segue no rumo do desenvolvimento” – afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, em suas redes sociais. 

 

O prefeito Aluísio agradeceu pela parceria do governo do Estado e destacou a importância das iniciativas e projetos que vêm acontecendo e as novidades que vão surgir: “Fico muito feliz em poder trabalhar e contar com o apoio do governo do Estado para transformar o nosso município e dar continuidade nos projetos já realizados aqui. Muitas pautas ainda vão surgir em diversas áreas, sempre pensando no bem estar da população e no desenvolvimento da nossa Quatis” – comenta e agradece Aluísio.

Galeria de Fotos

Sua manifestação foi enviada com sucesso.