Cultura e diversão marcaram a manhã do último sábado (29), em Quatis, durante a primeira edição da FLIQ – a Feira Literária de Quatis “Entre Contos e Encantos”. O evento, de iniciativa da prefeitura, aconteceu na Praça Getúlio Vargas, a Praça da Matriz, no centro da cidade. O local reuniu centenas de pessoas que compareceram para prestigiar trabalhos escolares com ênfase em leitura e escrita, além de diversas atividades culturais gratuitas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), o objetivo foi promover um momento de fortalecimento de vínculos através do lazer e com foco no incentivo à leitura e à valorização cultural.
A FLIQ começou às 8 horas e seguiu até meio-dia. Durante a programação, o público pôde passear por diversas tendas das escolas municipais, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e estandes das secretarias de Assistência Social, Sustentabilidade e Ambiente, Cultura e Turismo, e Esporte e Lazer. Quem marcou presença ainda teve a oportunidade de acompanhar várias obras literárias de escritores locais. Para a criançada, a diversão ficou garantida com brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão doce.
Ao longo da feira, diversas atividades e apresentações culturais foram os destaques da edição. A manhã teve apresentação do coral do grupo ‘Feliz Idade’, participação da cooperativa Sicredi e oficina cantada com a professora Edlena Catete, que abriram a feira. Mais tarde, a programação prosseguiu com contação de histórias sobre as origens do município de Quatis e histórias infantis, apresentação de dança de Jongo da Comunidade Quilombola de Santana e apresentação da peça teatral “Histórias de livros” do grupo Quaticena. A vice-prefeita e secretária de Educação, Ivone Bento, marcou presença no evento.










































