Cerca de 225 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino de Quatis participaram da formatura unificada do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que aconteceu no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, na última quarta-feira (11). O evento foi marcado por uma cerimônia solene, que contou com homenagens, entrega de certificados e presença de autoridades. O Proerd é um programa social e preventivo da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que acontece em todo o Brasil. Em Quatis, o programa conta com apoio da Prefeitura. O objetivo é a prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes, visando promover conteúdos educacionais sobre os malefícios do álcool, tabaco e outras drogas.
Em 2024, o programa atendeu três escolas municipais da rede pública de Quatis, sendo as escolas Profª Julieta Pereira Sampaio, Henry Nestlé e CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa, que é conduzida por policiais militares devidamente selecionados e capacitados, tem como base o foco na prevenção, desenvolvimento de habilidades, promoção de um ambiente seguro, suporte social e impacto na conscientização sobre as drogas.
Durante a cerimônia, estiveram presentes a secretária de Educação, Ivone Bento; a coordenadora de Planejamento Pedagógico, Gisele Souza; o diretor do CIEP 492, Marcelo Fonseca; a equipe das escolas municipais, representados por diretores e professores; além da equipe militar responsável pelo Proerd. “A cerimônia tem o objetivo de celebrar a conclusão de mais uma etapa no combate às drogas e à violência nas escolas. Parabenizo todos os alunos formados por seu comprometimento com um futuro mais seguro e consciente. Devemos sempre continuar caminhando em busca de um futuro melhor para as nossas crianças e jovens, através da educação e da conscientização.” – comenta a secretária Ivone.