ENTREGA VOLUNTÁRIA DE ANIMAIS SILVESTRES

Nesta terça-feira, dia 08 de fevereiro, foi realizada uma entrega voluntária de três animais silvestres ao Grupamento Ambiental do Município. Segundo a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente os animais foram entregues por um munícipe que os encontrou abandonados em uma calçada. Os três animais foram entregues de forma voluntária ao Grupamento, sendo, um periquito, um papagaio do mangue e uma ararinha maracanã.

As características indicam que os animais eram criados em cativeiro, sendo assim, não podem ser soltos na natureza. Os animais foram encaminhados para o Zoológico do município de Volta Redonda.

A Prefeitura de Quatis através da Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente ressalta que é crime ambiental a criação de Animais Silvestres em cativeiro sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes em todo território nacional. Assim também como: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar, impedir a procriação, modificar, danificar ou destruir ninho, abrigo ou criadouro natural, vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, manter em cativeiro ou depósito, utilizar ou transportar ovos e larvas de animais silvestres. Lembrando que a entrega dos animais de maneira voluntária não é penalizada pela Lei.

“A entrega voluntária é de extrema importância para que se possa fornecer uma melhor qualidade de vida para os animais”, ressalta a Secretária de Sustentabilidade e Ambiente, Caroline Teixeira Lopes.

E se você encontrar um animal silvestre entre em contato com a Secretaria pelo telefone (24)3353-2918 ramal 1027, ou com o Grupamento Ambiental pelo telefone (24)99856-9129.