EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: QUATIS INAUGURA DOIS LABORATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Iniciativa faz parte do projeto “Intramuros”, da FAETEC, em parceria com o Governo do Estado

A Prefeitura inaugurou, no início da tarde desta terça-feira (25), em Quatis, dois novos laboratórios de iniciação científica. A inauguração aconteceu durante uma cerimônia no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário, que recebeu um centro laboratorial. A iniciativa faz parte do projeto de Laboratório de Iniciação Científica “Intramuros”, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O projeto busca atender os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação. Em Quatis, outra unidade que também recebeu um laboratório de iniciação científica é a Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias, no centro da cidade.

Os laboratórios contam com uma capacidade de atendimento de até 35 crianças, na faixa etária de 8 a 12 anos. O ambiente permite que estudantes do Ensino Fundamental tenham o primeiro contato prático com a área tecnológica orientada, através de aulas e atividades ligadas à disciplina de Ciências. O intuito é garantir o aumento na qualidade do ensino, através de equipamentos tecnológicos e materiais didáticos na área científica. “Os nossos alunos são o futuro de Quatis e a gente trabalha na educação para isso, pra gente transformar a vida do estudante. Vou sempre optar por fazer investimentos necessários na educação. Esse laboratório vem para estruturar e aumentar ainda mais a qualidade de ensino e despertar a curiosidade e o aprendizado das nossas crianças e adolescentes.” – destaca o prefeito Aluísio d’Elias, que marcou presença na cerimônia.

Além dele, o evento contou com outras autoridades municipais e estaduais, como a secretária de Educação, Gisele Souza; o diretor do CIEP 492, Marcelo Fonseca; os vereadores municipais André Jabuti e Alex d’Elias; o subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrício Repsold; além do vice-presidente administrativo da FAETEC, Sérgio Costenplate. “A gente fez esse projeto (“Intramuros”) pois os laboratórios são construídos dentro das escolas municipais. E estamos desta vez, aqui em Quatis, para entregar este projeto que vai atender o nível de Ensino Fundamental. E essa é a nossa missão, de levar educação, ciência, conhecimento e, principalmente, oportunidade para os alunos.” – comenta o subsecretário Fabrício Repsold.

Na ocasião, o diretor do CIEP 492, Marcelo Fonseca, também expressou sua gratidão e entusiasmo com a implantação do novo laboratório na maior escola de Quatis. “Há muito tempo atrás, eu já comentava sobre a vontade de ter um laboratório de ciências aqui no CIEP. E isso é muito importante, pois é um investimento na Educação. Fico muito feliz e grato por essa conquista, pois é através da parceria que a gente busca e faz uma educação de qualidade. E é através de toda essa união e parceria que podemos fazer com que o nosso CIEP cresça cada vez mais e chegue a um outro patamar. E tanto essa escola, quanto a Educação de Quatis, já está em outro patamar. Esse é um dia histórico e esperamos que a partir da próxima semana, já possamos começar a realizar aulas dentro do nosso laboratório.” – finaliza Marcelo.