‘DIA D’ DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ACONTECE NESTE SÁBADO EM QUATIS

Campanha vai acontecer em todas as unidades de saúde do município e distritos com diferença de horário.

A Prefeitura de Quatis realiza neste sábado, dia 13, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A ação vai acontecer das 9h às 16 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Já nos distritos Falcão e Ribeirão de São Joaquim, a imunização vai acontecer em horário reduzido, entre 9h e meio-dia, em virtude de baixa demanda. Nesta etapa, estão sendo vacinados grupos prioritários ou com comorbidades, seguindo a nota técnica do Governo do Estado. Veja quem pode vacinar:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Trabalhador da Saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores do Ensino Básico e Superior;
  • Povos indígenas;
  • Quilombolas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  • Trabalhadores Portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Jovens e adolescentes entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

A Prefeitura informa que pacientes que pertencem a grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, devem apresentar laudo médico.

Veja quais são as categorias de risco clínico:

• Doença respiratória crônica;
  • Doença cardíaca crônica;
  • Doença renal crônica;
  • Doença neurológica crônica;
  • Diabetes;
  • Imunossupressão;
  • Obesidade grave;
  • Transplantados;
  • Portadores de trissomias;

Onde vacinar?

A imunização vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, incluindo Clínica da Família, no bairro Nossa Senhora do Rosário; ESF II, no Mirandópolis; ESF III, no Jardim Independência; ESF IV, no Jardim Polastri; além das UBS’s dos distritos Falcão e Ribeirão de São Joaquim.

No caso de gestantes, crianças e adolescentes, que se encaixem em um dos grupos prioritários, a vacinação ocorre no Núcleo de Atenção Integrada à Saúde da Mulher Criança e Adolescente (NAISMCA), antiga Casa da Criança, no centro da cidade.

Para a vacinação, basta ter em mãos documentos como CPF e RG, Cartão do SUS e Cartão de Vacinação. Para o grupo prioritário por profissões, será necessário apresentar a comprovação de prestação de serviço, como crachás. Já os munícipes que se enquadrem no grupo com comorbidades, devem apresentar laudo médico ou documento que comprove a condição.
O Dia D da Gripe (Influenza) também estará na programação da 6ª edição do Ação Quatis, que acontece neste sábado, no bairro Jardim Polastri. A vacinação acontecerá na Unidade de Saúde ESF IV Conselheira Neuza Pacheco.