DESCARTE CONSCIENTE DE RESÍDUOS – SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Para realizar o descarte dos resíduos  de forma adequada precisamos observar a Lei Federal nº 12.605 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010. Essa legislação tem como um dos seus objetivos a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Nesse sentido, em Quatis a Prefeitura Municipal, como corresponsável pelos resíduos gerados no município, realiza a coleta e a destinação adequada destes, da seguinte forma:

– Resíduos Orgânicos e Não Recicláveis (cascas de frutas e legumes, restos de alimentos, fraldas descartáveis, absorventes, buchas de cozinha, entre outros), são coletados pelo caminhão compactador e são encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos.

– Resíduos Recicláveis (latas, plásticos, metais, papéis, entre outros), são coletados pelo caminhão da Coleta Seletiva e levados para a reciclagem

Além destes dois principais grupos de resíduos, existem outros gerados diariamente, como óleo, pilhas e baterias, lâmpadas, materiais eletroeletrônicos, pneus, entre outros. Há também a geração dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) que são gerados não só em hospitais, como também em farmácias, clínicas veterinárias, clínicas odontológicas, haras e fazendas (através da vacinação de animais), e nas residências de pessoas acometidas por enfermidades que façam tratamentos específicos e que geram um maior volume de RSS. Todos esses resíduos, chamados especiais, têm a sua destinação final realizada de forma adequada pela Prefeitura Municipal de Quatis.

Para que todos esses resíduos cheguem em cada um desses locais adequados ambientalmente para eles, é necessário que cada um faça a sua parte. Trata-se de uma ação fácil de ser realizada por todos, que começa com a simples separação dos resíduos gerados por nós todos os dias em nossas residências e trabalhos.

Acesse a tabela de dias e horários da Coleta de Resíduos através do link: https://quatis.rj.gov.br/servicos/#coleta_de_lixo