O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dona Júlia Esperança, no bairro Jardim Independência, recebeu, no último dia 7, a Assessoria Técnica para a Proteção Social Especial. O objetivo, segundo a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Quatis, foi promover discussões relacionadas ao acompanhamento sistemático e qualificado dos usuários da política de assistência social.
A ocasião foi conduzida pela superintendente de Proteção Social Especial do Estado do Rio de Janeiro, Letícia Guimarães, e pela coordenadora estadual de Média Complexidade, Graziela Novaes. Também participaram do encontro o secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo, os coordenadores e diretores da secretaria, além da equipe dos equipamentos CRAS e CREAS do município.
Os serviços de Proteção Social Especial consistem no acompanhamento familiar e individual, e na identificação de novos riscos, seu agravamento e adoção de diferentes estratégias protetivas, considerando o nível de complexidade das situações de famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. A iniciativa faz parte da proposta da política social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para coordenadoria e articulação de ações.